DELÍCIAS PAISAS
Meu nome é Andrés e sou de Medellin, na Colômbia. Estou morando no Brasil há cinco anos. Na Colômbia eu era administrador de um hostel para estrangeiros, onde trabalhei por 11 anos.
Sempre gostei de cozinhar para familia e amigos, mas quando cheguei aqui, surgiu a oporunidade de comecar a preparar comida colombiana.
ANDRÉS VALENCIA
OMAYSH -Comida do Paquistão
AYESHA SAEED
Sou paquistanêsa e moro no Brasil desde 2016, trabalhando como professora de inglês e artista de tatuagens de henna. Aprendi a cozinhar com minha mãe e minha avó, mas meu pai também foi um ótimo chef.
Estou dando workshops de cultura e gastronomia paquistanesa, nos quais ensino receitas tradicionais de mais de 100 anos de nossa família, todas autênticas e orgânicas, como Biryani, Afgani Pulao, Nihari, Haleem Alu Paratha.
CULINÁRIA TÍPICA DA SÍRIA
FÁTIMA ISMAIL
Sou a Fatima, de Aleppo. Me tornei refugiada antes de chegar ao Brasil, quando tive que deixar minha cidade natal no início dos conflitos no país em 2011. Vivi com minha família na Jordânia, à espera do término da guerra – o que até hoje não aconteceu.
Cheguei ao Brasil em 2014 e o bem-estar dos meus filhos ditou meu longo caminho em busca de segurança e proteção. Em 2017 passei a empreender na gastronomia com as delícias da cozinha árabe até que a pandemia me fez atender pelas redes sociais, sem perder a essência e com o mesmo capricho que minha mãe me ensinou.
LA CASERA CHILENA
Meu nome é Franco, sou do Chile e vim para o Brasil fazer um mestrado, quando conheci minha esposa e por aqui fiquei.
Cozinho desde criança por paixão, mas há alguns anos a gastronomia é minha principal fonte de renda. Trabalho com receitas tradicionais típicas, feitas artesanalmente com produtos chilenos, ingredientes frescos e naturais.
FRANCO LÓPEZ
AREPAS URBANIKA
Sou Liliana, colombiana que trabalha com gastronomia colombiana e latina.
Cheguei no Brasil há seis anos e há quatro anos, criei meu empreendimento, o Arepas Urbanika, com o qual preparo delícias do meu país, entre elas, a arepa, nosso tradicional pãozinho de milho branco.
LILIANA PATRÍCIA
GASTRONOMIA IRANIANA
Sou Mahdi do Irã. Tenho 32 anos e estou no brasil há um ano. Tenho dois certificados na área de gastronomia e 12 anos de experiência em culinária. Sou especializada em comida persa, desde pães, kebabs e outras maravilhas da minha terra natal.
MAHDI NADIM
AREPAS PICATTA SP
ROSALVA CARDONA E LESTER SILVA
Chegamos no Brasil em 2015. Na Venezuela eu era engenheiro elétrico e minha esposa administradora. Também me formei como chef de cozinha e, com minha esposa, montamos uma Escola de Cozinha, que funcionava em nosso tempo livre.
No Brasil, aproveitamos nossa formação, experiência e vontade de empreender para criar a Arepas Picatta SP. Começamos o negócio com um carrinho em pontos diversos de São Paulo para espalharmos o melhor de nossa culinária e cultura. Em breve teremos um ponto na Zona Oeste para delivery e retiradas.
SALSABIL COZINHA ÁRABE
Sou a Salsabil Matouk, da Síria. Sou mãe de três filhos e cheguei no Brasil há cinco anos. No meu país eu era farmacêutica. No Brasil, precisei me reinventar e aproveitei meu hobby culinário como fonte de renda.
Sempre gostei de cozinhar e quando criança, minha tia me ensinou a fazer a comida árabe mais gostosa do mundo.
SALSABIL MATOUK
TALAL Culinária Síria
Eu sou Talal Altinawi e estou aqui no Brasil há sete anos. Trabalho com encomendas para eventos para empresas, aniversários, casamentos, festas em geral e posso até cozinhar na sua casa. Você também pode fazer encomendas e receber nossos pratos em casa.
TALAL ALTINAWI
TENTACIONES DA VENEZUELA
YILMARY DE PERDOMO
Sou Yilmary, refugiada nascida na cidade de Aragua. Estou no Brasil há mais de quatro anos com meus filhos e esposo. Saímos da Venezuela por causa da insegurança do país. Sou terapeuta ocupacional e meu esposo é professor do Ensino Fundamental.
Ao chegar aqui, não conseguimos exercer nossas profissões, mas minha paixão pela cozinha me ajudou a me reinventar com a venda de bolos, doces, salgados e café da manhã. Como cozinheira empírica, aprendi muito com minha avó e mãe. Cozinhar para mim é transmitir amor, alegria e sabor.